Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Unicamp sempre esteve atenta à qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Vários projetos foram desenvolvidos nesse sentido, e um dos principais é o Programa de Promoção de Condutas Positivas no Ambiente de Trabalho, ação que visa a gestão das relações profissionais em seus diferentes aspectos, tais como:

  • Auxiliar Unidades/Órgãos na promoção de condutas positivas;
  • Orientar lideranças na prevenção e administração de conflitos;
  • Acompanhar Unidades/Órgãos na criação de ações preventivas às práticas abusivas;
  • Orientar servidores quanto a conflitos;
  • Receber denúncias de assédio moral contra servidor da Unicamp, conforme prevê o Termo de Ajuste de Conduta nº 303.2015 e Instrução Normativa DGRH nº 002/2016.

O principal objetivo do programa é promover ações de boas práticas nas relações de trabalho visando o bem-estar dos trabalhadores e a obtenção de melhores resultados para a Universidade, além de adotar medidas eficazes de prevenção, agindo sobre diferentes fatores de caráter pessoal e profissional, e nos contextos que favorecem a ocorrência de assédio. Nesse sentido, foram oferecidas oficinas sobre esse tema ao corpo gerencial das Unidades e Órgãos, bem como aos RHs, por meio de ações do RH em Rede.

Em junho de 2015, a DGRH participou da audiência pública sobre o tema, realizada no HC pelo procurador do Ministério Público Eduardo Amgarten. Na ocasião foram apresentadas as medidas e procedimentos adotados pela DGRH desde 2007 que buscam a prevenção e o acompanhamento das chamadas “práticas abusivas nas relações de trabalho”, que englobam o assédio moral. Em setembro de 2015 foi firmado entre a Unicamp e o Ministério Público o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) nº 303.2015, reforçando o cumprimento, por parte da Instituição, da legislação trabalhista a respeito do problema. No mês de junho de 2016, a DGRH publicou a Instrução Normativa que orienta o servidor sobre como prevenir, apurar e denunciar as práticas abusivas (principalmente o assédio moral) que podem ocorrer no ambiente de trabalho.

Para mensurar a qualidade do relacionamento interpessoal na Unicamp, em atendimento ao TAC, a equipe de Desenvolvimento da DPD / DGRH está organizando com a colaboração e parceria do Prof. Dr. José Roberto Heloani (FE e IFCH Unicamp), do Prof. Dr. José Dari Krein (CESIT / IE Unicamp) e de outros especialistas no assunto, pesquisa a ser aplicada junto aos servidores da Universidade.

Estas são ações que demonstram a preocupação da DGRH em preservar os servidores da Unicamp, evitando danos ao ambiente de trabalho e à qualidade de vida das pessoas que atuam na Universidade.

Caso precise de ajuda ou perceba alguma situação que esteja prejudicando as relações de trabalho, entre em contato com a equipe de Desenvolvimento da DPD por meio do Formulário para Denúncia de Assédio Moral.

 
Confira abaixo notícias amplamente divulgadas sobre as ações da DGRH, e documentos relacionados a esse tema:
 
Ir para o topo