A tarde desta terça (18) foi marcada pelo 2º Encontro de Gestão Compartilhada de Pessoas e Saberes da Unicamp, promovido pelos órgãos responsáveis pela gestão de pessoas na Universidade: DGRH, GGBS, CECOM e AFPU, denominado G4.

Com o tema “Jovens Inovadores – iniciativas na gestão pública”, o evento teve como objetivo conhecer a contribuição dos vencedores do Prêmio Jovens Inspiradores (Editora Abril), Bruno Gonçalves Ferreira Santos (2013) e Guilherme Finkelfarb Lichand (2014) para a melhoria da gestão pública.

Compuseram a mesa de abertura o Reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge, o Chefe de Gabinete Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner, o Chefe de Gabinete Adjunto Prof. Dr. Osvaldir Pereira Taranto, a Coordenadora da DGRH Maria Aparecida Quina de Souza, a Coordenadora do CECOM Drª Patrícia Asfora Leme, o Coordenador do GGBS Edison Lins e o Diretor Executivo da AFPU Maurício Calixto, que ressaltaram a importância das ações realizadas pelo G4 que, desde a sua criação em 2014, tem consolidado a área de gestão de pessoas na Unicamp.

Em seguida, os convidados Bruno Santos e Guilherme Lichand participaram de um bate-papo com os gestores do G4, mediado pelo Assessor de Comunicação da DGRH, Carlos Renato Paraizo.

Bruno Santos é economista formado na UFMG e hoje cursa duplo mestrado: MBA no MIT e Mestrado em Administração Pública em Harvard. É cofundador da startup “Projeto Brasil”, um serviço que oferece ao cidadão a oportunidade de conhecer, avaliar e comparar os candidatos políticos com base em suas propostas, histórico eleitoral, profissional e pessoal. Na segunda fase, com o candidato já eleito, os usuários podem acompanhar e avaliar o andamento as propostas, além de enviar sugestões ao governo. Em 2013, Bruno foi vencedor do prêmio Jovens Inspiradores da Editora Abril / Fundação Estudar.

Guilherme Lichand, por sua vez, é um dos dez principais inovadores do Brasil com menos de 35 anos e “inovador social de 2014” segundo a MIT Technology Review e sócio-fundador da MGov Brasil, uma plataforma de design e avaliação para políticas públicas e impacto social que utiliza mensagens de SMS e aplicativos de smartphone para produzir soluções concretas, escaláveis e replicáveis. Guilherme é doutorando em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard, concluiu o mestrado em Economia na PUC Rio e a graduação em Economia na FGV-SP. É o vencedor do prêmio Jovens Inspiradores da Editora Abril / Fundação Estudar de 2014.

No bate-papo os jovens expuseram a importância de se concentrar em soluções possíveis com os recursos disponíveis, reforçando que na maioria das vezes a inovação pode ser expressa com uma nova cultura de trabalho, não necessariamente envolvendo tecnologias complexas. Também foram discutidos o crescente interesse de jovens pelo serviço público e a importância dos gestores ouvirem as pessoas para compreenderem suas necessidades, uma vez que esse diálogo pode gerar ideias eficazes para a melhoria do funcionamento público. Segundo Bruno e Guilherme, o suporte tecnológico auxilia na desburocratização das atividades do governo, processo importante para garantir transparência e democratização da gestão pública.

Atentos a todos os detalhes, o público se mostrou bastante interessado no tema e interagiu com os convidados por meio de perguntas, o que enriqueceu ainda mais o bate-papo e reafirmou a participação dos servidores na construção da Unicamp de todos os saberes, conhecendo e valorizando experiências internas e externas.

Os participantes podem enviar a avaliação do evento para .

O vídeo exibido no início do encontro, com os objetivos do evento e apresentação dos convidados, está disponível para visualização.

Veja também a matéria publicada no Portal Unicamp.

Mesa de abertura

Bate-papo com Jovens Inspiradores