Aconteceu nesta segunda-feira (12/05/2012), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o evento Velhos Amigos 2012, que homenageou os 306 servidores que se aposentaram na Unicamp no ano de 2011. O objetivo do evento é reconhecer os anos de dedicação e contribuição para o desenvolvimento da Universidade.

A execução do hino nacional abriu o evento e, em seguida, compuseram a mesa solene o Prof. Dr. Fernando Ferreira Costa, Reitor da Unicamp, o Prof. Dr. Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, o Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, a Coordenadora da DGRH, Drª Patrícia Maria Morato Lopes e o Coordenador do GGBS, Edison Cardoso Lins.

Edison parabenizou os aposentados e a DGRH, afirmando que o evento expressa o reconhecimento pelos anos trabalhados, motivo de orgulho e satisfação. “Vocês são referência para a Unicamp”, completou.

Em seu discurso, a coordenadora da DGRH disse que o evento é uma iniciativa feliz por ser “o dia que a Unicamp se abre para reconhecer os construtores da Universidade que contribuíram para que ela fosse motivo de orgulho”. Patrícia também lembrou a importância da ousadia, citando duas frases do filósofo dinamarquês Soren Kierkergaard: “A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente.” e “Não ousar é perder-se.” Finalizou sua fala com a frase: “Nunca devemos parar de descobrir, querer fazer algo para ser feliz, para contribuir com a vida.”

O Prof. João Frederico (PREAC) destacou que a aposentadoria é uma oportunidade de recomeçar e lembrou a importância do papel de cada um na Universidade. Em seguinda, Dr. Paulo (PRDU) lembrou que os aposentados ajudaram a construir rapidamente uma Universidade com esse valor. “Ainda há muita coisa pra fazer mesmo depois de se aposentar”, recomendou.

Prof. Fernando (Reitor) ressaltou a importância da cerimônia de mais de uma década, reconhecendo o esforço do servidor para construir uma das mais importantes universidades do país. “O trabalho de todos representa a moldagem do sucesso da Universidade”, disse.

Registramos também a história de alguns dos homenageados. Luiz de Faria trabalhou na área de enfermagem no setor de clínica médica e cirúrgica do Hospital de Clínicas (HC) por 34 anos. Para ele a homenagem é um reconhecimento mútuo: “Também agradeço a Unicamp pela oportunidade de estudar e trabalhar aqui.” Como conselho a todos pela experiência que adquiriu, Luiz destaca a “persistência, aprimoramento e sempre fazer algo além da graduação”.

Com 28 anos de Unicamp, sendo 22 no Caism e 6 na DGRH, Arlete de Souza Barros também estava entre os homenageados. Enfermeira obstétrica por formação, deu assistência para educação em saúde, em serviço e em desenvolvimento profissional.  “Sou uma pessoa melhor por conta de todos os encontros que tive”, disse. “O que mais vale a pena na vida é o encontro com as pessoas, é o exercício da amizade, do companheirismo, do afeto, do carinho. É isso que  nos faz melhor, nos faz crescer, nos faz entender a vida de um modo mais digno”, acrescentou.

As lembranças que a auxiliar de serviços e técnica administrativa na área de psicologia, Maria Dolores Torres, leva do tempo que serviu na Universidade são a valorização que teve durante sua atuação aqui e as responsabilidades que tinha. Para ela o privilégio de ser reconhecida foi um fato bem marcante.

O evento prosseguiu com a apresentação cultural da dupla Paulo Freire e Ana Salvagni, tocando músicas da MPB. Em seguida, os homenageados foram contemplados com uma placa de reconhecimento pelos anos trabalhados na Universidade, e foi finalizado com o oferecimento de uma mesa de café.

velhosamigos2012_14052012_1.jpg

velhosamigos2012_14052012_2.jpg