“Sustentabilidade é um jeito novo de olhar e agir, e diante desse desafio, profissionais protagonistas com coragem e resistência fazem a diferença.” (Patrícia Pasquali)

Essa frase resume em linhas o início de um trabalho que vem sendo feito dentro da DGRH, ainda desconhecido por muitos. O projeto de “Reaproveitamento e customização de mobiliários para a DGRH, provindos da área de bens disponíveis da DGA” foi elaborado por Valéria Bonfim, assessora técnica da Coordenadoria da DGRH.

Segundo Valéria, o objetivo do projeto é propiciar a restauração e a customização de móveis patrimoniados da Universidade que estão disponíveis, de maneira a atender às necessidades profissionais e ergonômicas dos colaboradores. “Talvez tudo tenha começado com essa veia que está em mim. Como enfermeira, minha essência reside no cuidar, e esse cuidar visto de maneira mais ampliada, pode ser traduzido e demonstrado de diversas formas, como zelo e acolhimento”.

O projeto nasceu em 2010 em trabalhos realizados após a centralização de diversas atividades da secretaria da DEdIC, o que ocasionou a transferência de mais colaboradores para a área da DGRH. Com o apoio da diretora da DEdIC, Roberta Rocha Borges, para atender a essas mudanças, era necessário criar um novo espaço físico que necessitava de mobiliários que atendessem às novas demandas geradas.

“Optamos por resolver nossa necessidade de criação de um espaço diferenciado através da captação e transformação de bens disponíveis na DGA”, afirma Valéria.

A grande reflexão se baseou no papel educacional que a secretaria da DEdIC representaria através daquele espaço administrativo, além de disseminar, aos que passariam pelo local, conhecimento sobre preservação e utilização sustentável dos recursos da Universidade.

“Assim, com o apoio da Coordenadoria da DGRH, através da Drª Patrícia Maria Morato Lopes, o objetivo da iniciativa, incluindo sugestões, fotos e orçamentos, foi apresentada, ressaltando primeiramente os aspectos de sustentabilidade, economia de recursos, possibilidades de customização e valorização de peças históricas da Unicamp”, diz Valéria.

Essa iniciativa gerou 50% de economia de recursos financeiros, materiais e tempo, promovendo a reciclagem customizada e original. Valéria ainda enfatiza que atualmente, uma de suas atribuições é pensar, planejar e viabilizar espaços que reproduzam o conceito de sustentabilidade, acolhimento, respeito e socialização da história de alguns objetos da Universidade.

“Muito além de pensar em um espaço decorado, minha intenção com esse projeto é, através da DGRH – Órgão responsável pela captação das pessoas que atuam na Universidade, demonstrar nos seus espaços e atitudes, a preocupação com os recursos materiais consumidos e compartilhar a história de pertences da Unicamp”, finaliza.

restaura_moveis_092011_05.jpg

restaura_moveis_092011_08.jpg

restaura_moveis_092011_07.jpg

restaura_moveis_2011_09.jpg