A 21ª edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, teve início hoje (10/6) às 9h, no auditório da AFPU. Promovido pelas CIPAs Unicamp, Funcamp e Limeira, o evento teve como tema a “Segurança e Saúde do Trabalhador na Unicamp: Aspectos e Valores Humanos”.

Compuseram a mesa da abertura solene: o responsável pela CIPA Unicamp, Genésio Jatobá; o responsável pela CIPA Funcamp, Márcio Luiz Simplicio; o coordenador geral do GGBS, Edison Lins; o Prof. Augusto César da Silveira, representando o diretor geral do COTIL, Prof. Paulo Sérgio Saran; o Diretor Executivo Suplente da Funcamp, Prof. Dr. Watson Loh; a coordenadora da DGRH, Maria Aparecida Quina de Souza; e o chefe de gabinete Prof. Dr. Paulo César Montagner, representando o reitor Prof. Dr. José Tadeu Jorge.

Genésio Jatobá iniciou a solenidade agradecendo a participação de todos os envolvidos, que “não mediram esforços” para realizar o evento. Márcio Luiz Simplício ressaltou que o evento “contribui para que todos fiquem atentos diariamente com as questões relacionadas à segurança e ao bem estar dos trabalhadores, corrigindo de maneira cotidiana as práticas de cada um”. Edison Lins parabenizou a programação “extensa e de qualidade”, e complementou dizendo que “a CIPA não é uma questão solta dentro da Universidade. É o resultado de lutas históricas e conquistas ao longo do tempo, relacionadas à segurança do trabalhador, que hoje são obrigatórias”. Augusto César falou sobre a importância do envolvimento de todos os campi, que faz com que o evento atinja um grande número de pessoas. Watson Loh ressaltou que o “os aspectos e valores humanos devem tornar o ambiente de trabalho mais sadio e levar isso para além da Universidade”. Maria Aparecida afirmou que o tema “abrange o desenvolvimento de pessoas e os recursos humanos” e promove a “integração de ideias e conhecimentos”. Para finalizar, Prof. Dr. Paulo César mencionou que são 177 o número de cipeiros presentes em todos os campi, e  que esse número representa o “sentido de responsabilidade e atenção ao aspecto da saúde e da segurança” e que a SIPAT valoriza isso anualmente. A solenidade foi encerrada com um coffee-break.

A SIPAT vai até o dia 14/6 e a programação completa pode ser conferida no site do GGBS.

Mesa de abertura
Montagner em seu discurso