Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A DGRH sempre esteve envolvida com ações voltadas à preservação do meio ambiente. Uma das primeiras iniciativas aconteceu em 1995 e envolveu todos os servidores no “Housekeeping” que organizou os espaços, armários, arquivos e melhorou o ambiente de trabalho.

No ano de 2005 foi iniciada a “Campanha de Conscientização” da DGRH, com ações contra o desperdício de água e papel, e contra o ato de fumar nos banheiros. A ideia foi ampliada e deu origem, no mesmo ano, à campanha “Tá limpo!” que visou incentivar o consumo de alimentos em locais apropriados, o não acúmulo de papéis nas mesas e a organização dos locais de trabalho.

Em 2010 a “Impressão Consciente” foi uma campanha que informou aos servidores a importância de realizar impressão de documentos de forma otimizada e sem desperdício. Foi criado então, um hotsite com dicas de impressão e reciclagem de papel.

Já em 2012 aconteceu a “Reforma e Reaproveitamento de Móveis” e o “1º Bazar Interno de Mobiliários da DGRH” que visou sensibilizar a respeito da importância da preservação de recursos materiais e, com foco na sustentabilidade, promoveu grande movimentação de móveis entre as Áreas da DGRH e a doação para outras Unidades.

Houve ainda no ano de 2012 a “Padronização de Vasos“, que teve o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho. Já existem inúmeras comprovações sobre a importância da utilização das plantas, não apenas como medicamentos a serem ingeridos, aplicados ou inalados, mas também sobre os efeitos causados pela sua presença, desde a purificação do ar às incríveis alterações nos comportamentos dos indivíduos.

Ainda nesse ano aconteceu a “Segregação de Lixos“, a fim de reduzir a produção de lixo e o consumo de recicláveis. A ação resultou na criação de um local especialmente construído para o lixo reciclável a ser direcionado para uma cooperativa de reciclagem. Outra iniciativa nesse sentido foi a substituição dos copos plásticos de vários espaços por copos de vidro ou squeezes.

A “Construção da Lavanderia” em 2013 permitiu que os panos de limpeza que eram lavados no jardim ou nas pias dos banheiros, oferecendo risco à saúde e problemas de ergonomia para as funcionárias, passassem a ser lavados de maneira adequada.

A iniciativa mais recente foi o “Housekeeping no Porão“, que aconteceu no início deste ano com o objetivo de estabelecer normas para uso dos porões e melhores condições de trabalho para os servidores, atendendo à recomendação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Tanto essa ação quanto a de 1995 foi baseada nos conceitos do Programa dos 5s (Seiri – Senso de Utilização, Seilton – Senso de Ordenação, Seisou – Senso de Limpeza, Seiketsu – Senso de Saúde, Shitsuke – Senso de Autodisciplina).

A DGRH continua alinhada com as políticas ambientais da Unicamp e novas ações serão desenvolvidas. Para comemorar a Semana do Meio Ambiente na DGRH, serão publicadas na Intranet fotos que ilustram as ações desenvolvidas pelo Órgão nos últimos anos. Veja algumas abaixo:

Housekeeping (1995)

Housekeeping (1995)

Housekeeping (1995)

Campanha de Conscientização – Não Fume (2005)

Campanha de Conscientização contra o Desperdício (2005)

Campanha de Conscientização contra o Desperdício (2005)

Cartazes da Campanha Tá Limpo (2005)

Impressão Consciente (2010)

1º Bazar de Mobiliários DGRH (2012)

Padronização de Vasos (2012)

Lixos antes da campanha Segregação de Lixos (2012) 

Lavanderia antes da reforma (2013)

Porão antes do Housekeeping (2014)

Cartazes da Campanha Tá Limpo (2005)

Impressão Consciente (2010)

1º Bazar de Mobiliários DGRH (2012)

Padronização de Vasos (2012)

Lixos antes da campanha Segregação de Lixos (2012) 

Lavanderia após reforma (2013)

Porão antes do Housekeeping (2014)

Site da Campanha Tá Limpo (2005)

Impressão Consciente (2010)

1º Bazar de Mobiliários DGRH (2012)

Padronização de Vasoso (2012)

Lixos após a campanha Segregação de Lixos (2012) 

Lavanderia após reforma (2013)

Porão após o Housekeeping (2014)

Ir para o topo