O prazo para os servidores admitidos entre 01/01/1985 e 05/10/1988 optarem pelo regime estatutário se encerrou em 07/08/2014, e as últimas efetivações acontecerão na próxima semana. Nesse processo, incluindo os admitidos entre janeiro e agosto do ano passado, 2.201 servidores passaram do CLT para o ESU em toda a Universidade.
Aos servidores que mudaram de regime valem alguns lembretes.
Um deles é o atendimento médico e hospitalar pelo IAMSPE que pode ser uma opção do servidor ESU e seus beneficiários, através do desconto de 2% dos vencimentos. Para tanto, é necessário solicitar a carteirinha junto ao CEAMA Campinas (Rua Dr. José Araújo Cunha nº 678, Vila Brandina) de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com os seguintes documentos:
- Cópia do último demonstrativo de pagamento
- Cópia do RG e CPF
- Comprovante de residência
A inclusão de agregados (pais, padrasto e madrasta) para o atendimento junto ao IAMSPE é opcional e tem prazo de 180 dias a contar do ingresso no novo regime. Para isso, os documentos abaixo devem ser apresentados à Assessoria de Recursos Humanos:
- Original e cópia do último demonstrativo de pagamento
- Original e cópia do RG e CPF
- Comprovante de residência
- Cópia da declaração com data de posse/exercício/título de nomeação ou portaria de admissão/mudança de regime
- Cópia do RG e/ou certidão de casamento em segundas núpcias
Para saber mais, leia os procedimentos detalhados sobre o cadastro no IAMSPE.
Outra providência refere-se à contagem de tempo de serviço. O servidor deve solicitar à Assessoria de RH uma declaração da situação funcional para apresentar ao INSS com o objetivo de contabilizar o tempo trabalhado na Unicamp para fins de aposentadoria. É necessário comparecer a uma agência do INSS com alguns documentos para a solicitação da inclusão desse tempo, o que deve ser agendado através do telefone 135. É importante salientar que caso o servidor já tenha solicitado em algum momento a averbação de tempo de serviço, é necessário realizar esse agendamento na mesma agência do INSS que emitiu o documento.
Para a solicitação da Certidão de Tempo de Contribuição é necessária a apresentação da Carteira Profissional, CPF, RG, PIS e outros documentos que podem ser confirmados no momento do agendamento pelo telefone 135. Orientações detalhadas podem ser acessadas na seção Produtos/Serviços do Portal DGRH.
Outras dúvidas podem ser obtidas com o RH das Unidades/Órgãos.