A Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC/DGRH) promoveu no dia 24/11 o II Fórum Internacional de Educação Infantil com o tema “Sustentar a Práxis – A Educação Infantil como Obra de Arte”.

Na abertura do evento o hino nacional foi executado em ritmo de samba pelo Grupo Partido Alto, contagiando a plateia que respondeu com uma longa salva de palmas. Em seguida compuseram a mesa o Prof. Dr. José Ranali, Chefe de Gabinete, representando o Reitor, a Profª Drª Carmen Zink Bolonhini, Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade, representando o Vice-Reitor, o Prof. Dr. Mohamed Habib, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP, a Drª Patrícia Maria Morato Lopes, Coordenadora da DGRH, a Profª Drª Roberta Rocha Borges, Diretora da DEdIC, o Sr. Edson Lins, Coordenador do GGBS e o Prof. Dr. José Roberto Rus Perez, Coordenador do NEPP.

A mesa contou também com a participação de Pedro Ramos, aluno do “Sérgio Porto” que está na Unicamp desde o berçário e irá em julho de 2012 para a Espanha se apresentar com o coral Meninos Cantores de Campinas, ligado ao Vaticano.

Roberta Borges iniciou seu discurso ressaltando a apreensão pela responsabilidade em propor uma discussão sobre a prática da DEdIC num fórum internacional. “Compromisso, dedicação, responsabilidade, reconhecimento e formação específica” foram as palavras que escolheu para lembrar que a atividade é uma “obra de arte interminável”. Também lembrou que devemos aprender com as crianças a “ouvir com os olhos, escrever com a boca, nos movimentar sobre rodas, comunicar com sentimentos e crescer juntos como artistas”.

A importância do evento foi reforçada pela Coordenadora da DGRH, que ressaltou a importância do aprendizado com as crianças e com quem gosta de crianças, afirmando que quem não faz isso “já nasceu velho demais para sonhar, para se alegrar e para gostar de crianças”. Disse que conviver num ambiente de quem gosta, cuida e se preocupa com criança é extremamente enriquecedor. Patrícia também lembrou que o evento marca o lançamento do livro “Ética e Formação do Professor – Desafios da Educação Infantil”, fruto do trabalho realizado no I Fórum em outubro do ano passado.

José Ranali destacou a importância do domínio afetivo na educação infantil, ressaltando que a humanidade necessita buscar caminhos novos. “A educação tem que ser a base fundamental para criarmos cidadãos conscientes e corretos para que possam desenvolver um trabalho novo, um mundo novo”, disse.

O evento contou também com a exposição de pôsteres de projetos realizados dentro das creches por professores e alunos da DEdIC de 0 a 14 anos. Os trabalhos permanecerão expostos até o final de novembro nos espaços da DEdIC.

A programação incluiu a palestra de abertura “A integração da regra de vida por meio da atitude dos professores de creche: A Abordagem de Emmi Pikler” com a palestrante Janet Gonzalez-Mena, da Associação Nacional para a Educação da Criança Pequena dos Estados Unidos, e Mesas Simultâneas que discutiram o tema “Construindo as experiências exitosas em educação infantil”. O Fórum foi encerrado com palestras sobre o tema “Sustentar a Práxis: A Educação Infantil como obra de arte”.

forum_dedic_24112011_01.jpg

Apresentação do Grupo Partido Alto

forum_dedic_24112011_03.jpg

Mesa de Abertura