No dia 26/9 a Pró-Reitora Profª Teresa Atvars (PRDU) e os coordenadores do Grupo de Trabalho Carreira dos Funcionários (GT Carreira), Cidinha Quina, e do Grupo de Trabalho Avaliação de Desempenho dos Funcionários (GT Avaliação), Adilton Leite, se reuniram, juntamente com os membros desses GTs para tratar do tema “Avaliação e Carreira: Perspectivas e Desafios para a Gestão”.

No encontro foram apresentados os desafios de natureza acadêmica, como ampliação de vagas, inclusão de alunos de baixa renda, ensino qualificado, redução do tempo de titulação, aumento do percentual de cursos nas áreas de ciências, tecnologias e formação de professores, e a necessidade de combinar as dimensões sociais/éticas com as ambientais/de sustentabilidade e econômicas na formação profissional.

Quanto aos desafios para a gestão, foram discutidos aspectos como novo modelo de governança, modificações de processos administrativos com foco na atividade fim, investimento em atividades meio e atividades fim e investimento nas pessoas com foco nas melhorias da instituição.

Outros assuntos tratados envolveram o novo modelo de governança corporativa nas empresas do setor público, lei de responsabilidade fiscal, autonomia financeira das Universidades Públicas Paulistas.

Um diagrama ilustrou didaticamente as ações envolvidas no plano de gestão da Universidade, que envolve avaliação institucional, desenvolvimento institucional, carreira, certificação, macroprocessos, processos de trabalho, posto de trabalho e desempenho.

Essa reunião marca um importante momento em que os Coordenadores dos dois GTs e seus membros se juntam numa ação integrada para discutir um tema tão importante para a carreira dos servidores técnicos e administrativos da Unicamp.

Cidinha Quina

Profª Teresa Atvars