Compreendendo as expectativas e ansiedades pelas quais passa o funcionário no período de pré-aposentadoria, as integrantes da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento (DPD) da Unicamp, Estela Dall’Oca Tozetti Madi e Luciene Rodrigues de Oliveira Borges, desenvolveram o projeto Eu tô pronto!: Base Diagnóstica para a Construção de um Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

As idealizadoras do projeto iniciaram uma pesquisa sobre o funcionamento do processo de aposentadoria da Unicamp, para ambos os regimes e conseguiram uma lista de funcionários com possibilidade de aposentar-se dentro dos próximos dois anos.

Luciene conta que para realizar o trabalho precisavam, primeiramente, saber o que a população interna da Universidade pensa sobre o assunto. Dessa forma, utilizaram duas metodologias diferentes.

Nos levantamentos qualitativos a metodologia utilizada foi o “Grupo Focal”, uma interação de grupos que abordou questões sobre aposentadoria, aspectos emocionais, replanejamento de vida e desenvolvimento humano.

Os levantamentos quantitativos foram baseados no questionário da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Whoqol-100 (World Health Organization Quality of Life-100), instrumento de avaliação da qualidade de vida. Este questionário contém questões que avaliam domínios físicos, psicológicos, nível de independência, relações sociais, ambiente e espiritualidade.

O diagnóstico realizado contou com uma equipe formada pelas estagiárias da DPDD Carina e Mariana, pela Assistente Social Selma do GGBS, em parceria com os profissionais do RH do HC, Marli, Neise e as estagiárias Regina, Sara e Maíra.

Foram montados 9 grupos de funcionários, entre estatutários e celetistas, para os grupos focais e aplicação do questionário do Whoqol-100. As falas dos grupos focais foram gravadas, transcritas e tematizadas e o questionário foi analisado por Rafael Lourenço, aluno da Empresa Júnior da Estatística da Unicamp.

As informações qualitativas e quantitativas deram origem a um modelo, proposta de base para a construção do PPA.

O projeto foi apresentado no 3º Seminário de Pesquisa em Gerontologia, promovido pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Unicamp), Faculdade de Educação (FE/Unicamp) e SESC, nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2007. O processo metodológico desenvolvido por Estela e Luciene foi premiado como melhor trabalho na categoria “Gerontologia Aplicada”.

Estela afirma que a importância do prêmio é dar visibilidade ao projeto possibilitando o fortalecimento da próxima etapa de desenvolvimento.

Agora a estrutura do Programa de Pré-Aposentadoria deverá ser construída sobre as linhas programáticas propostas e oferecida aos aposentandos da comunidade em 2008.

O prêmio coroa o esforço das idealizadoras em consolidar o PPA e atender a comunidade.