Rosemeire Desidério, estagiária da Unicamp, vinculada à área de Desenvolvimento da DPD/DGRH (Programa de Inclusão), participará do V Congresso Internacional INES – Educação, Linguagem, Surdez e Família, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 26 e 29 de setembro deste ano, juntamente com a Pedagoga Marinez Bonillo, funcionária da AFPU/Unicamp e equipe.

O evento de caráter técnico-científico é dirigido a pessoas surdas e ouvintes, e tem como público, principalmente, profissionais de nível superior, ligados ao campo da educação de surdos em trabalho de atendimento ou de pesquisa – pedagogos, professores, lingüistas, fonoaudiólogos, psicólogos e psicanalistas, assistentes sociais, sociólogos entre outros.

Também constituem público natural do Evento os instrutores de LIBRAS e intérpretes de sinais, os gestores e técnicos da esfera educacional nos diferentes níveis de governo, os representantes de entidades de surdos e de instituições especializadas, bem como os estudantes de graduação e pós-graduação.

Rose é co-autora do projeto e sua função é a facilitação da comunicação em LIBRAS (Intérprete de LIBRAS). E os demais são co-autores e professores que são vinculadas a AFPU.

Segundo ela, um grupo de funcionários surdos buscou o Programa de Educação Continuada (APFU) com o objetivo de obter sua escolaridade junto à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desafios lançados: a conscientização dos surdos que praticavam uma “linguagem caseira” para o uso de LIBRAS e a acessibilidade dos educadores em LIBRAS. A prática possibilitou perceber a necessidade de mudar o foco dos objetivos iniciais, contemplando mais a diversidade cultural e estabelecendo uma troca de conhecimentos com os alunos.

A avaliação inicial do trabalho solidificou a busca de conhecimentos específicos, visando analisar formas de implementar a ação pedagógica levando em consideração as peculiaridades dos sujeitos surdos.

Com isso, Rose e mais quatro colegas (co-autores do projeto) estão representando a Unicamp nesse evento de reconhecimento internacional, através da apresentação do pôster sobre Educação de Jovens e Adultos surdos que são funcionários da Unicamp. O projeto teve o envolvimento da DGRH, DPD-D, AFPU e CEPRE.

Mais uma vez, estamos fazendo da Universidade referência em seus projetos.