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O mundo de hoje tem se mostrado cada vez mais competitivo e corrido; o tempo tem um valor de suma importância. Falar bem e de maneira clara deixou de ser talento pessoal e passou a ser necessidade fundamental a todos os funcionários que desejam continuar na corrida corporativa, independentemente da posição que se ocupe.

Talvez no passado, fosse concebível a idéia de que apenas os profissionais do departamento comercial ou atendimento tivessem a obrigação de falar bem. Entretanto, os tempos atuais nos mostram que o profissional de qualquer área necessita observar regras básicas da oratória. É fato que alguns possuem uma aptidão maior, mas falar bem é importante para qualquer um.

Em muitos casos, a qualidade do trabalho é julgada pela forma com que um projeto é apresentado. O trabalho pode ser muito bom, com pesquisas aprofundadas, dados de mercado, estatísticas e sugestões pertinentes e tal, e mesmo assim pode ser rotulado como um projeto simplista, inexato, amador, além das questões de agilidade em relação ao tempo necessário para apresentá-lo e nos transtornos gerados pela má interpretação.

Vejamos como esse trágico resultado pode acontecer.

Um projeto simplista

Falar bem é vender de maneira coerente seu produto, sendo sempre verdadeiro, claro e honesto. Quando uso a expressão vender, não me refero somente às relações comerciais – estamos num constante processo de vendas. Assim, entende-se a expressão produto como: um projeto, uma idéia, uma posição em relação a um determinado assunto ou um ponto de vista.

Quando aquele que apresenta não consegue descrevê-lo por completo em sua complexidade, passa a impressão de projeto fraco e deficiente. Em muitos casos as apresentações são acompanhadas de material impresso contendo a íntegra do projeto. Entretanto, a realidade é que sem uma apresentação de qualidade, as informações ali descritas sequer serão consultadas, pois o público já está desinteressado pelo assunto e desmotivado – horas e horas de trabalho acabam de ir por água abaixo.

Fundamentalmente o que vendemos mesmo é nossa imagem. Até em relações de consumo os clientes sentem-se mais à vontade em fechar negócios quando estão lidando com um profissional que sabe articular bem as palavras, que forma idéias coerentes. A concorrência é muito grande, o que torna o bom atendimento um importante diferencial.

Informações inexatas

Você fez uma pesquisa monstruosa, leu diversos livros dos mais bem conceituados autores, verificou a fonte de tudo aquilo que está defendendo, tudo está perfeito… Chegou o dia da apresentação: todo o comitê executivo da empresa está ali reunido, aguardando a explanação do projeto que você apresenta como solução de um grande problema da corporação. Quando você inicia a apresentação não consegue passar segurança na fala, principalmente sobre a veracidade das informações e a certeza que suas fontes são confiáveis. A impressão que fica é que você não se preparou suficientemente bem para falar, ou o seu chefe vai achar que você está baseando o trabalho sobre impressões pessoais e não em dados de mercado.

Um amador no assunto

Em muitos casos, devido às dificuldades de comunicação com o público, você pode passar a imagem de que não é habilitado a discorrer sobre aquele tema, sendo, portanto, encarado como amador.

Quando você fala bem, transmite segurança e firmeza, pode até conseguir a aprovação de projetos absurdos. Isso acontece pela convicção demonstrada ao vendê-lo a seus diretores.

Tempo é dinheiro

Este é um ditado das antigas, mas com certeza muito em voga nos dias de hoje. Quando não preparou ou segurança sobre o assunto a tratar, a apresentação pode gastar o triplo do tempo inicialmente proposto, o que tornará o discurso uma chatice. No entanto, a questão tempo pode se agravar ainda mais quando um comunicado é transmitido de maneira ineficaz, fazendo com que tarefas sejam feitas de forma errada devido à má interpretação da mensagem.

Falar bem, além ser uma ferramenta importante, também pode ser uma arma decisiva no plano de carreira. Quando você excede seu tempo em uma apresentação, nas entrelinhas você está transmitindo a seguinte mensagem: “o seu tempo é menos importante do que o meu”. Enfim, transmite uma imagem muito ruim.

Uma apresentação de qualidade não precisa ultrapassar 50 minutos – o que passar disso será maçante e de pouco proveito.

Sendo assim, o ideal é aperfeiçoar a comunicação, tendo em vista o conceito da Teoria da Comunicação que diz: “a falha na comunicação está sempre no emissor, nunca no receptor” (não esquecendo, claro, dos possíveis ruídos – mas isso é outra estória).

Fonte: rh.com.br

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