Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Nos dias 19 e 20 de agosto de 2005, aconteceu a II Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Campinas, no Salão Vermelho da Prefeitura (dia 19) e na CATI-Campinas (dia 20), onde foram discutidos 3 (três) eixos temáticos:

1. Como garantir a integralidade e a transversalidade da ação do Estado em saúde dos trabalhadores?

2. Como incorporar a saúde dos trabalhadores nas políticas de desenvolvimento sustentável no país?

3. Como efetivar e ampliar o controle social em saúde dos trabalhadores?

A Conferência contou, ainda, com a Mesa Redonda “As modificações do mundo do trabalho e suas implicações na saúde dos trabalhadores”, com a participação do Prof. Dr. Ricardo Antunes (IFCH/Unicamp), Prof. Dr. Laerte Sznelwar (Escola Politécnica-USP) e da Drª Maria Maeno (CEREST/SP e Fundacentro).

Após a discussão em grupos, foi realizada a plenária final, onde os relatórios dos grupos foram lidos e aprovadas as propostas para a Conferência Regional de Saúde do Trabalhador, que acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2005, na cidade de Campinas.

Foram eleitos 16 delegados, sendo 8 usuários, 4 gestores e 4 trabalhadores da saúde. A CIPA/Unicamp foi contemplada com uma vaga para essa Conferência e o cipeiro Celso Ribeiro de Almeida (IB) foi eleito delegado titular.

A II Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador de Campinas, faz parte do calendário de discussão da III Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, convocada pela Portaria Interministerial Nº 748, de 13 de maio de 2005 e que será realizada no período de 9 a 12 de novembro de 2005 em Brasília-DF, com o tema central: “trabalhar sim, adoecer não”.

Os documentos relacionados estão disponíveis em: http://www.opas.org.br

Parabéns a todos os cipeiros e principalmente ao Sr. Celso pela representatividade.

Ir para o topo