Hoje em dia, em todos os continentes, os programas de Qualidade já deixaram de ser um diferencial para as empresas e passaram a ser condição para a sobrevivência no mercado.
A busca da excelência via qualidade total, trouxe consigo uma das posturas decisivas para o novo século: a busca pela melhoria contínua. Vale a máxima japonesa: “Hoje, melhor do que ontem e amanhã, melhor do que hoje!”.
Em todos os programas de qualidade, está presente a Análise de Melhoria de Processos. As empresas fazem um diagnóstico de todos os seus processos com o objetivo de aperfeiçoá-los. Assim, buscam evitar perdas e retrabalhos ocasionados por possíveis falhas.
O ponto mais importante nesta busca pela qualidade reside no homem – as pessoas fazem as empresas. Elas sentem, pensam e transformam pensamentos e sentimentos em ação. Qualidade não se consegue sem mudanças, e as mudanças são implementadas a partir da ação das pessoas. Dependendo da sua vontade, o homem promove ou bloqueia as mudanças. Portanto, as falhas presentes nos processos também estão presentes em cada pessoa.
O profissional que busca crescer no mercado deve aprimorar os princípios da qualidade pessoal. Seguem algumas dicas:
1. Procure falar com as pessoas. Não seja fechado em si mesmo.
2. Sorria.
3. Chame as pessoas pelos seus nomes.
4. Seja amigo e prestativo.
5. Seja cordial.
6. Interesse-se sinceramente pelos outros.
7. Seja generoso ao elogiar e cauteloso ao criticar.
8. Considere os sentimentos dos outros.
9. Aprenda a ouvir.
10. Coloque o seu melhor em tudo o que fizer.
11. Aprenda com todos que cruzarem o seu caminho.
Fonte: catho.com.br