A PRDU – Pró Reitoria de Desenvolvimento Universitário – definiu em seu planejamento de 2003 a elaboração de programas para desenvolver o potencial gerencial dos servidores como um de seus objetivos estratégicos.

Foi então constituído o Grupo Qualifica para propor ações específicas de desenvolvimento profissional, moldados de acordo com as necessidades e especificidades da Unicamp.

Dos estudos desse grupo surgiu o Programa de Desenvolvimento Gerencial, um curso de especialização universitária em desenvolvimento gerencial, que tem como objetivo específico estimular o crescimento pessoal e profissional dos servidores, buscando maior integração, qualificação e melhores resultados no cumprimento da missão institucional.

O programa treinará progressivamente todo o corpo gerencial da Universidade, incluindo assistentes técnicos (ATUs e ATDs), assessores, diretores de divisão e serviço, analistas-coordenadores e supervisores de setor.

Nesse primeiro momento serão treinados 210 funcionários, que já se mostram bastantes envolvidos com o curso, conforme constatado na aula inaugural ministrada no Auditório da FCM, na última quinta-feira.

qualifica_01122004_2.jpg   qualifica_01122004_1.jpg

A DGRH participa com 10 funcionários e a Coordenadora Adjunta, Maria do Rosário Almeida Rocha, é a gerente do objetivo estratégico da PRDU responsável pelas ações do Qualifica.

O coordenador técnico do Programa é Maurício Calixto, que conta com a colaboração de Cidinha Quina e Marcus Luders.

A proposta do Qualifica é:

* Elevar a capacitação profissional nas tarefas executadas;

* Valorizar os recursos humanos através da capacitação permanente, contribuindo para a motivação e maior comprometimento com o trabalho;

* Habilitar os servidores para o exercício de atribuições de maior complexidade e responsabilidade, incluindo as de direção, assessoria e supervisão;

* Sensibilizar os servidores para a importância do auto-desenvolvimento e para o compromisso com os valores, a missão e os objetivos institucionais;

* Contribuir para a melhoria das relações interpessoais e a maior integração entre as áreas.

Mais informações sobre o Qualifica e sobre o Programa de Desenvolvimento Gerencial podem ser obtidas através do email calixto@unicamp.br.