Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Mudança é uma palavra que ao ser pronunciada, move ou trava muita gente. As mudanças fazem parte de nossa vida: mudar de escola, de faculdade, de cidade, de país, de trabalho etc. Atualmente, temos mais consciência disso e ainda assim, muitas pessoas torcem o nariz quando o assunto é mudança.

Peter Drucker já disse que nunca na história da humanidade tivemos tanto poder de decisão sobre a própria vida como agora. Você pode decidir se vai ser médico ou artista, viver no Norte ou no Sul, quantos filhos terá. Pense na vida de seus avós e você rapidamente concordará com Drucker. (Revista Você S/A – maio 2004)

Reflita um pouco sobre o que diz o sábio Drucker e verá que na vida profissional e pessoal, somos convidados ou sugestionados a mudar nossos caminhos e que o poder para fazer isso acontecer está em nossas decisões.

Muitas vezes encaramos isso como uma fraqueza, quando na verdade, ver a mudança como algo positivo, demonstra que não somos acomodados e nos preocupamos em ter prazer naquilo que fazemos.

Leia abaixo algumas palavras de Oprah Winfrey, que mostra como é fundamental gostar do que se faz:

“Quando eu tinha 22 anos e ganhava 20.000 dólares por ano, pensava em como seria feliz se chegasse aos 40 com uma renda de 40.000 dólares anuais. O que eu não sabia na época era como estava me limitando. Acredito que cada um de nós tem um chamado pessoal que é único. O melhor caminho para o sucesso é descobrir o que você ama, trabalhar duro, oferecer seus serviços aos outros e deixar que o Universo guie você. A chave para realizar um sonho é focar em seu significado – e não no sucesso. Assim, tudo fará sentido para você.”

Temos que encarar nossa carreira com muita clareza e alinhar, desde cedo, o pessoal ao profissional, equilibrando as duas coisas.

Empresas e instituições precisam de pessoas inovadoras, comprometidas, com bom humor e preparadas – acima de tudo – para mudanças, já que os clientes mudam suas necessidades a cada dia.

Sua carreira precisa estar alinhada com seus valores; os da empresa ou instituição também devem coincidir com o que você acredita.

Mudar é essencial para sua carreira, mas sem esquecer alguns princípios básicos como honestidade, ética e respeito ao próximo. E você está pronto para mudar?

Fonte: www.rh.com.br

Ir para o topo