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Muita gente se preocupa com o marketing pessoal, mas se esquece do melhor tipo que existe: mostrar-se eficiente no trabalho.

Um exemplo: o executivo chega no hotel e recebe tratamento efetivamente competente por parte do profissional da recepção. Fica hospedado por alguns dias e continua recendo tratamento de primeira e tendo inúmeros problemas resolvidos pelo funcionário. Na primeira vez, ele percebe o bom tratamento, mas mantém-se passivo; na segunda idem, na terceira também, até que de repente, de cliente satisfeito passivo passa à condição de cliente satisfeito ativo e comenta com outras pessoas sobre a excelência no trabalho do profissional. Pode ser que venha até a fazer um elogio à gerência.

Acontece que o mesmo funcionário que atendeu bem Fulano, igualmente apresentou excelência nos serviços ao atender Sicrano e Beltrano. Logo, a boa reputação se espalha e algo positivo tende a acontecer.

Isso vale para o vendedor, para a recepcionista, para o executivo, para qualquer profissional. As melhores oportunidades de marketing pessoal estão bem debaixo de seu nariz.

Eis um check-list para a aperfeiçoar seu marketing no trabalho:

* Quais são as pessoas com quem você mantém contato no trabalho?

* Você tem oferecido excelência no serviço a essas pessoas ou simplesmente faz o “feijão-com-arroz” para cumprir a tabela?

* Você procura, além de prestar um excelente serviço, cativar essas pessoas por meio de comunicações eficientes e simpáticas?

No trabalho todos aparecem. Uns de modo negativo, outros de modo positivo. Outros, ainda, “cumprem tabela” sem emoção. Em que categoria você se encaixa? Pense nisso.

Fonte: José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

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