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Alguns conselhos práticos para melhorar o ambiente de trabalho o relacionamento entre as pessoas:

– Pessoas guardam sentimentos e ressentimentos. Não esquecem tão facilmente aquela bronca, aquele desaforo ou injustiça a que foram submetidas. Portanto, tenha cuidado ao repreender alguém e principalmente cuide de seu tom de voz e das palavras que profere.

– Pergunte, questione e peça sugestões. As pessoas quando se sentem peças importantes de algo tendem a ajudar. Não se esqueça que essa ajuda vem de graça e a maioria quer apenas se sentir parte da construção de algo.

– Cuidado com o excesso de “sinceridade”. Muitos têm o chamado “pavio curto” e explodem com facilidade. Após a raiva passar, voltam a conversar com as pessoas atingidas como se nada tivesse acontecido. Cuidado, pois as pessoas são diferentes dos cães que após levarem um chute voltam a abanar o rabo como se nada houvesse ocorrido.

– Antes de cobrar algo, verifique se realmente as condições de desenvolvimento foram dadas. Cobrar é fácil, auxiliar a crescer “são outros quinhentos”.

Fonte: www.rh.com.br

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