A Unicamp assinou convênio com o Banco Nossa Caixa S.A., em 27 de fevereiro, trazendo para a Universidade o Banco do Funcionário Público. A assinatura do convênio permitirá vantagens aos servidores, ativos ou inativos, correntistas ou não da Nossa Caixa.

O Banco do Funcionário Público foi criado pelo Decreto 46309, de 28/11/2001, assinado pelo Governador Geraldo Alckmin e publicado no Diário Oficial do Estado em 29/11/2001 (acréscimo ao dispositivo do Decreto 25253, 17 maio 1996).

A Nossa Caixa já disponibilizou R$ 420 milhões de reais em créditos aos funcionários públicos que aderiram aos produtos e serviços do Banco do Funcionário, num total de 80 mil operações. Esses valores referem-se a dois meses de funcionamento do programa nas instituições públicas do estado com as quais a Caixa já havia firmado convênio. A USP já aderiu ao Banco do Funcionário e a UNESP está agendando uma data para assinatura do convênio.

nossacaixa_01032002_1.jpg
Momento da assinatura do convênio entre a Unicamp
e o Banco Nossa Caixa
nossacaixa_01032002_2.jpg
Prof. Hermano Tavares (Reitor), Roberto Ceconello (Gerente
Regional-Nossa Caixa) e o Pró-Reitor Prof. Álvaro Crosta (PRDU)

Dentre os produtos e serviços que serão oferecidos aos servidores da Unicamp a partir do dia 05 de março, estão:

Crédito pessoal, com taxas de juros de 2,60% ao mês (em até 24 meses) e 2,75% ao mês (em até 36 meses).

Crédito imobiliário, aquisição de imóveis novos (até 5 anos de habite-se), com taxas de juros de 11% a.a. (ao ano), financiamento de até 70% do imóvel e prazo máximo de 15 anos para pagamento pelo Sistema de Amortização Constante – SAC. As linhas de financiamento são em condições semelhantes ao Sistema Financeiro Habitacional (SFH).

Imóvel em construção com taxas de juros de 11% ao ano pelo Sistema de Amortização Constante – SAC, podendo ser pela Tabela Price para prazo até 60 meses. Já reforma / ampliação taxa de 14% ao ano, com financiamento de 30% da obra e Comprometimento de renda familiar de até 25% da renda mensal familiar ou 20% para Tabela Price.

Financiamento de veículo – a partir de 2,30% ao mês em até 12 meses e 2,50% de 13 à 36 meses para veículo novo e seminovo. Para usados (até 7 anos de fabricação) com taxas de juros de 2,50% a. m. em até 24 meses e 2.60% a. m. de 25 a 36 meses. O sistema de financiamento é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). O comprometimento da renda do interessado não poderá exceder 30% da renda líqüida comprovada, incluindo outros compromissos com a Nossa Caixa.

Cheque especial – com taxas de juros de 5,95% ao mês. A documentação exigida pelo banco são o original e cópia do último holerite, CPF, RG e comprovante de residência.

Um fator importante e que trará facilidades às pessoas que venham a adquirir algum produto ou serviço do banco, é que o valor do produto adquirido será descontado em folha de pagamento (holerite). O sistema que vai habilitar a comunicação entre a Nossa Caixa e a Universidade e, permitir o desconto em folha, será desenvolvido pela equipe da DGRH e em 60 dias (pagamento de maio) o procedimento de desconto poderá ser realizado.

O atendimento ao funcionário da Unicamp pela Nossa Caixa, nos moldes do novo convênio, será realizado na pequena agência, localizada na prédio da Prefeitura do Campus, porém os funcionários da Universidade poderão procurar qualquer agência de Campinas e região. Para isso, basta se identificar como funcionário da Unicamp para ter acesso aos produtos e serviços do Banco do Funcionário Público.

Um novo espaço físico está sendo preparado e reformado pela Caixa.