A DGRH realizou, no dia 14 de novembro, uma reunião com as chefias de Patrulheiros da Universidade. O encontro teve a participação de 62 chefias de Unidades e Órgãos e teve como finalidade repassar informações de como a DGRH está conduzindo o Programa de Desenvolvimento dos Adolescentes da Unicamp. Os temas debatidos foram o Programa de Educação para o Trabalho, o Uniforme e a Festa de Confraternização dos adolescentes.

O Prof. Joni (Coordenador da DGRH) destacou a importância e o compromisso da Universidade para com os adolescentes. É necessário que a instituição continue a contribuir com o desenvolvimento e a formação profissional destes jovens. O direito à profissionalização e à proteção no trabalho estão garantidos conforme a Lei 8069/90 e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a DGRH determinam que as Unidades e Órgãos (chefias) devem destinar, no mínimo, 1 hora, para que os adolescentes possam se dedicar às tarefas escolares (estudar, ler, fazer trabalhos, etc.). Esta iniciativa tem como objetivo contribuir com a formação profissional dos Patrulheiros da Universidade. O que não deve ocorrer é o Patrulheiro ser liberado e ficar circulando pelo Campus. A responsabilidade do adolescente é da Universidade, por meio da chefia imediata.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

O Programa de Educação para o Trabalho, criado pela DGRH, foi encaminhado à Procuradoria Geral (PG) para análise e consequentemente institucionalização. Na proposta constam o papel da Universidade e as normas que deverão ser seguidas.

Faz parte do Programa os cursos de informática e de redação, que estão sendo oferecidos aos adolescentes pela Agência de Formação (AFPU). Quando novas turmas forem montadas, a DPD comunicará as Unidades e Órgãos.

UNIFORME

O uso do uniforme é obrigatório conforme está descrito no convênio firmado entre a Unicamp e o Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Campinas. O que tem ocorrido são abusos por parte de alguns adolescentes que não estão se vestindo de acordo com o ambiente de trabalho.

Caso o adolescente não cumpra as normas está sujeito às penalidades e a Unidade poderá perder a vaga do Patrulheiro.

Está sendo estudado a criação de um uniforme próprio para os Patrulheiros da Unicamp em substituição ao atual uniforme.

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

A DGRH está organizando a festa dos Patrulheiros de todas as Unidades e Órgãos. Ela será realizada no dia 18 de dezembro, na Faculdade de Educação Física (FEF), durante todo o dia. Para a adesão é necessário o preenchimento de um formulário pelo adolescente (distribuído pela DGRH) e ciência da chefia.

As Unidades e Órgãos que não receberam o formulário, deverão retirá-lo na DPD/DGRH. O formulário deverá ser entregue até o dia 23 de novembro à DGRH.

Mais informações pelos ramais 84864 e 84865 com Érika ou Renata.