Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O título acima foi tema central do 13º Congresso Paulista de Recursos Humanos – COPARH, realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, em Ribeirão Preto. Profissionais de empresas e instituições do estado de São Paulo estiveram presentes no evento. Da Unicamp profissionais da DGRH participaram com o intuito de trazer novas experiências, idéias, atualização com relação ao mercado de trabalho para o desenvolvimento dos recursos humanos.

O COPARH é um dos maiores eventos na área de RH no estado de São Paulo. O tema central do congresso deste ano foi “Saber ser é saber fazer” e teve como objetivo a troca de experiências, a soma de conhecimentos e a discussão sobre as ações que transformam as relações de trabalho.

O foco central do evento foi o ser humano. As empresas estão buscando novas formas de entender e agir com os seus funcionários. Dessa forma novos conceitos de gestão estão sendo implantados e paradigmas estão sendo quebrados. Hoje há uma atenção muito maior para entender como funciona o “ser”, como capacitá-los, como fornecer ferramentas para o auto-desenvolvimento. Com essa nova postura as empresas estão tendo resultados positivos e, além disso, estão retendo os profissionais de talento.

A participação da DGRH teve como finalidade trazer novidades e experiências que estão em debate no campo empresarial e nas instituições públicas na gestão de pessoas e desenvolvimento de RH. Os representantes foram da Coordenadoria – Naira Zutin Sangalli, da DAB – Rui Neves Gândara, da DAP – Célia Alves Paulino Betanho, da DSSO – Luzia Simões Moraes, da DPD – Márcia Cristina C. dos Santos, da Secretaria Executiva – Ana Lúcia Sousa dos Santos, da Assessoria de Imprensa – Ronei Thezolin e Direitos e Deveres – Mara Giorgi.

Dentre os temas debatidos durante os quatro dias, destacaram-se os de talento humano, gestão diferenciada das pessoas, cuidando do ser humano, equipes vencedoras, competências humanas, mudar e vencer, potencial criativo das equipes, administrando o estilo de vida, as dimensões da saúde do ser. Os assuntos foram apresentados aos congressistas por meio de palestras, vivências práticas e oficinas.

Ir para o topo