Os adolescentes que prestam serviços nas Unidades e Órgãos foram inseridos no programa de cursos da Universidade. A pedido da DGRH, a Agência de Formação (AFPU) está oferecendo os cursos aos Patrulheiros. O primeiro, em andamento, é o de informática com módulos de Introdução à Informática, Windows e Word. O segundo será o de Leitura e Escrita que terá início em novembro.

O critério utilizado para a seleção dos 80 jovens para os cursos foi o tempo na Universidade, ou seja, os que irão sair primeiro. O programa ainda prevê que todos os adolescentes sejam contemplados com treinamento.

O objetivo é propiciar aos jovens oportunidade de ensino teórico e prático, ligados às atividades desenvolvidas nas Unidades e Órgãos. Os treinamentos foram frutos da parceria entre DGRH, Agência de Formação e FEEC (que disponibilizou salas e equipamentos), permitindo a capacitação desses adolescentes.

Para os cursos de informática 80 jovens foram beneficiados com o novo programa que teve início em setembro. No módulo são 4 turmas com 20 alunos cada que terão informações sobre o funcionamento do computador, do sistema operacional e do editor de texto. O módulo termina em dezembro de 2001.

O curso de leitura e escrita começará em novembro e contemplará 30 jovens selecionados. Serão 42 horas/aula com previsão de término para fevereiro de 2002.