Os Diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa da UNICAMP vêm manifestar sua preocupação face ao modo com que a nossa Instituição vem sendo tratada publicamente.

A história da UNICAMP, patrimônio científico e moral por nós construído, resultado do investimento intelectual e do entusiasmo de toda a comunidade, é um bem precioso. Enquanto universitários, fazem parte da nossa existência cotidiana o acatamento das críticas, a discussão dos nossos projetos e compromissos científicos, a resposta às exigências por parte dessa sociedade para a qual existimos, a discussão aberta das normas que regem a vida institucional, a apresentação minuciosa das nossas contas. Esses deveres constituem a substância da vida universitária.

Repudiamos a suspeição leviana transformada em rotina, rebaixando o exercício da crítica responsável. A sua transformação em insulto, a sua banalização, parece-nos ameaça considerável para a universidade pública, pois ao invés de ser um instrumento de aperfeiçoamento e superação das insuficiências, é apenas uma força desagregadora, que trata sem distinção os valores perenes e as situações legitimamente criticáveis.

Os Diretores de Unidades.