Dia 26 de setembro é comemorado o “Dia Nacional dos Surdos”. A Unicamp celebrou a data com um evento no dia 25, no auditório da AFPU.

A abertura foi feita pela Drª Patrícia Maria Morato Lopes (DGRH), que parabenizou a iniciativa e incentivou a ampliação do evento para o próximo ano.

O evento contou também com palestras das fonoaudiólogas Priscila Amorin (CEPRE) e Viviane Coentro (DSSO/DGRH), e com a apresentação do Coral SIPAD – Setor de Inclusão Profissional e Apoio ao Deficiente, que encantou a todos com seu repertório.

Ao final, houve um “bate-papo” entre os participantes sobre a situação dos surdos na sociedade de hoje, concluindo-se que para melhorar a situação é preciso união e respeito.

A data foi instituída para lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Leia também notícia publicada no Portal da Unicamp.