Buscando expor os projetos aprovados pelo edital deste ano, o GGBS realizou um workshop nesta quarta (16), no auditório da AFPU. O evento contou com a presença de aproximadamente 50 servidores da Unicamp e lançamento do livro Sem Limites: O Poder de Viver seu Potencial, de autoria de Orlando Furlan, Diretor da DAC.

Edital

A iniciativa parte do princípio de incentivar, apoiando financeiramente, projetos que sejam direcionados à comunidade da Unicamp (servidores, docentes e alunos) que não foram atendidos por outros financiamentos internos. Assim, abre-se mais espaço para o progresso na Universidade.

O GGBS elabora, anualmente, um edital que traz os termos e condições para participação da iniciativa. De acordo com o documento, as modalidades apoiadas são variadas: de eventos e ações comunitárias a atividades culturais e publicações temáticas.

Segundo o Diretor Administrativo e Financeiro do GGBS, Ricardo Trainotti, 97 projetos foram inscritos no edital deste ano, dos quais 30 foram aprovados pelo Grupo em conjunto com seu Conselho Orientador. Para Edison Lins, Coordenador do GGBS, a ação do Conselho garante maior precisão na hora de decidir quais projetos atendem aos critérios necessários para garantir o apoio financeiro.

Nesta edição do edital, 6 servidores da DGRH foram contemplados com seus projetos:

• Ademilde Félix (Coordenadoria Adjunta): Livro de Memórias
  • Carla de Oliveira (CAS): Pintando a Cultura Brasileira – A Infância Retratada em Romero Britto e Ivan Cruz
  • Carmen Freitas (Comunicação): Livro Eletrônico – Desenvolva o Pensamento Lógico e sua Criatividade criando Aplicativos para Celulares no APP Inventor
  • Daniela Martins (DSO): Fórum/Palestra com temas relacionados ao Sofrimento Psíquico no Trabalho
  • Leandra de Souza (Prodecad): Oficinas Musicais Permanentes – “Música no Prodecad”
  • Lígia Waki (Prodecad): Oficina de Origami Modular

Workshop

O evento visa expor a forma como os autores dos projetos aprovados os colocaram em prática no período determinado pelo edital, entre agosto e novembro. A abertura foi realizada por Edison Lins e Ricardo Trainotti, que enfatizaram o intuito do workshop e agradeceram a todos que compareceram e contribuíram com suas iniciativas.

Os projetos da DGRH contemplados abordaram assuntos diversificados. Confira alguns:

Ademilde apresentou seu projeto Livro de Memórias, com título Só podia ser o Christiano e outras histórias do dia a dia da comunidade da FEEC. O livro traz 26 histórias que, segundo a Coordenadora Adjunta, são contadas por amigos e colegas e, muitas vezes, co-protagonizadas por ela. A autora ressalta que apesar de o público selecionado ser da FEEC, os assuntos abordados são de toda a comunidade da Unicamp.

Já a Professora Carla de Oliveira expôs o projeto Pintando a Cultura Brasileira: A Infância Retratada em Romero Britto e Ivan Cruz, implantado na CAS. Segundo ela, os artistas foram escolhidos por se relacionarem, direta ou indiretamente, com temas e elementos que remetem à infância. No caso de Britto, por usar e abusar das cores e Ivan Cruz pelo seu trabalho “Brincadeiras de Criança”. A verba oferecida pelo GGBS serviu para a compra dos materiais utilizados pelas crianças para explorar a temática.

A Analista de Sistemas Carmen Freitas apresentou seu livro eletrônico Desenvolva o Pensamento Lógico e sua Criatividade criando Aplicativos para Celulares utilizando o APP Inventor. Para embasar sua iniciativa, Carmen citou o movimento mundial de incentivar o aprendizado de programação e iniciativas como a da start-up Codeacademy. Além disso, enfatizou a importância que o pensamento lógico e a criatividade possuem na vida de cada um e, consequentemente, porque precisamos buscar desenvolvê-los.

Servidores de outras unidades também implementaram projetos relacionados à Divisão de Educação Infantil Complementar (DEdIC/DGRH). Foi o caso de Ademir de Marco (FEF), com o projeto Educação Física na Educação Infantil, e Ana Paula Boaventura (FEnf) com a iniciativa Atendimento Inicial às Urgências e Emergências no Ambiente Escolar.

Lançamento

Além das apresentações, o workshop contou com o lançamento oficial do livro Sem Limites: O Poder de Viver seu Potencial, de Orlando Furlan. Segundo o autor, a obra tem caráter motivacional e busca despertar no leitor a dedicação em explorar seu próprio potencial.

Para homenagear a ocasião, estavam presentes o Reitor José Tadeu Jorge, o Coordenador Geral Alvaro Crósta, o Pró-Reitor de Graduação Luis Alberto Magna e o Chefe de Gabinete Paulo Cesar Montagner, além do Diretor do GGBS Edison Lins.

Junto com o coffee break seguido do lançamento do livro, houve uma sessão de autógrafos onde os participantes interessados foram presenteados com um exemplar incluindo uma dedicatória escrita pelo autor.

Ademilde Félix (Coordenadora Adjunta da DGRH)
Carla de Oliveira (DEdIC/CAS)
Sessão de autógrafos com Orlando Furlan
Edison Lins (GGBS)