Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Turma das Frutas (Maternal II), das professoras Caroline Quintas e Márcia soares, foi à cozinha experimental para realizar uma atividade, misturando diversas e coloridas frutas para fazer um bolo.

Os cozinheiros mirins iniciaram o projeto às 10h, no dia 10/8, lavando e picando as frutas. Durante essa primeira etapa, a professora Carolina conversava com as crianças sobre o nome das frutas e o tipo de sementes que havia dentro delas. “Será que a semente do mamão é grande ou pequena?”, perguntava a professora. Em seguida, cortava a fruta e mostrava a resposta. As diferentes sementes foram colocadas em sacos plásticos para, posteriormente, serem coladas em um mural, como explicou Carolina.

A educadora também contou que o objetivo do projeto é estimular as crianças a comerem frutas, demonstrando as diversas possibilidades: além do bolo, os pequenos também as espetaram em palitos, fazendo espetinhos de frutas. E funcionou, pois antes mesmo das professoras oferecerem ou das receitas ficarem prontas, as crianças já pediram para degustar os ingredientes.

O bolo, uma receita de naked cake (bolo pelado), foi cortado em camadas e recheado pelos aprendizes de cozinheiros com creme de leite condensado e, é claro, morangos, jabuticabas, kiwis, uvas, carambolas, figos, pêssegos, coco, entre outras frutas. 

O projeto também contou com a participação da nutricionista Lígia, que além de auxiliar na preparação do bolo, trouxe para as crianças um jogo de memória, cujos cartões traziam desenhos de frutas. Assim, a memorização se tornou mais divertida.

A receita se tornou o lanche da tarde, degustado pelas crianças e pelos pais. O resultado, além de muitos colorido, ficou também saboroso.

Ir para o topo