A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, por meio do Centro de Convivência Infantil (CECI), promoveu a palestra “A importância da nutrição na primeira infância”, ministrada pela nutricionista Maria Aparecida Moori Batista, no dia 29/4, às 12h, no auditório da Odontologia Legal. A Palestra foi mais uma programação do projeto “Grupo de Mães no CECI/FOP: Uma Visão Transdisciplinar”, que tem como objetivo proporcionar a participação mais efetiva da família no espaço educativo.

A nutricionista Moori conversou com as mães sobre a importância da alimentação de qualidade na primeira infância, pois, segundo ela, é nessa fase que se forma o paladar e se pode construir uma base saudável para a vida adulta. Ela também deu orientações sobre a preparação das refeições e discutiu com as mães sobre cada nutriente importante para o desenvolvimento da criança e sobre o que deve ser evitado em casa.

A diretora Carla Iolanda afirmou que “a primeira infância é uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, o cérebro absorve todas as informações. Nessa fase é importante oferecer uma variedade de alimentos para que as crianças tenham conhecimento de sabores, texturas, paladares, olfato e visão. Essa vivência é importante para a memória alimentar que os acompanhará pelo resto da vida”.

As mães também puderam discutir e trocar experiências, falando sobre seus aprendizados e dificuldades e tirando dúvidas com a nutricionista. Moori falou sobre a importância de sempre insistir quando as crianças afirmam não gostar de algum alimento, pois elas tendem dizer não ao que é diferente. Contou também sobre o projeto de plantio que as crianças realizam na escola, junto com o jardineiro, o Sr. Sebastião, que estimula o gosto e a curiosidade pelos alimentos. As mães também puderam plantar salsinha, hortelã e outros temperos no pátio da escola.

Carla reiterou que a visão transdisciplinar permite estreitar o canal de comunicação entre a família e a escola, abrindo espaço para ouvir, discutir e refletir sobre os assuntos que influenciam a vida das crianças. “O trabalho se configura pela participação efetiva de profissionais de diversas áreas, com um objetivo único, a criança”, afirmou.