Subordinado diretamente ao Gabinete do Reitor, o Programa UniversIDADE foi criado para proporcionar às pessoas da comunidade Unicamp e de Campinas, condições para a preparação do indivíduo em estágio pré-aposentadoria, aposentadoria e pós-aposentadoria, de modo a mantê-las ativas física e mentalmente, atendendo às necessidades de prevenção, estimulação e capacitação do desenvolvimento corporal e emocional por meio de atividades interdisciplinares que buscam fomentar diálogos relacionados à longevidade e qualidade de vida.

Direcionado a pessoas com 50 anos ou mais e com duração de três semestres, o curso é gratuito, vincula a educação acadêmica à educação popular e contempla temas relacionados a arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, aspectos socioculturais e geração de renda.

O Programa UniversIDADE foi pensado também como oportunidade de trazer de volta para as dependências da instituição os docentes e funcionários aposentados para mantê-los em contato com histórias e amigos que contribuíram durante anos para o desenvolvimento da Unicamp e, ao mesmo tempo, resgatar a oportunidade de reaprender por meio de novas atividades.

Para saber mais, acesse o site do Programa e leia a matéria sobre o lançamento publicada no Portal Unicamp.