As crianças são facilmente instigadas ao consumo quando expostas à publicidade, muitas vezes abusiva.

No dia 28/3, o advogado Pedro Affonso Hartung (Instituto Alana) vai discutir esse tema com os pais dos alunos da DEdIC.

A palestra “Criança e Consumo: a publicidade infantil e o consumismo na infância” será ministrada às 9h do dia 28/3, no Auditório da DGA.

No dia 4 de abril de 2014, a Resolução 163, publicada no Diário Oficial da União, proibiu a publicidade direcionada a crianças, por ter sido considerada desleal, já que as crianças não têm a mesma capacidade de julgamento que os adultos. Sendo assim, tornam-se alvos fáceis do mercado, pedindo aos pais que comprem qualquer produto anunciado que tenham vontade de possuir. Além disso, muitas propagandas incentivam o consumo de alimentos prejudiciais à saúde.

O Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização sem fins lucrativos que luta para defender os direitos da criança. Desde que a Resolução 163 foi publicada, o Instituto e o advogado Pedro Affonso Hartung têm denunciado empresas e propagandas que descumprem a decisão de não direcionar anúncios publicitários ao público infantil.

O advogado, na palestra que será realizada na Unicamp, discutirá sobre as consequências da publicidade infantil, orientando os pais sobre a importância de educarem seus filhos para o consumo.

A iniciativa de promover essa discussão vai ao encontro da crença da DEdIC de que a família e a escola devem unir forças para garantir o desenvolvimento saudável da criança.