Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Para a criança, a arte é um modo de se expressar, pois “a natureza da criança é lidar com o mundo de modo lúdico, fazer o que lhe dá prazer e satisfação. Por isso gosta tanto de brincar e desenhar”, afirmou o pensador Sans. E sobre arte, a Turma dos Pintores, das professoras Milena Ferreira e Marta Regina Perissotto, aprende cada vez mais.

Dando continuidade ao projeto artístico iniciado no começo do ano, com a exposição de pintura rupestre, as crianças dessa vez fizeram uma exposição de arte egípcia. Para introduzir o tema, as professoras apresentaram o documentário “Arte no Egito Antigo”. A turma também fez uma visita ao Museu Itinerante Egípcio, exposição que está no shopping Parque das Bandeiras.

A professora Marta contou que as crianças fizeram o desenho do faraó e da rainha, podendo assim aprender como os egípcios desenhavam a figura humana – com o corpo para frente, a cabeça e os pés virados para o lado. Além disso, fizeram todo o processo de preparação do papiro, transformando a planta em papel.

“Cada um aprendeu a escrever o próprio nome com hieróglifos – símbolos que os egípcios utilizavam para escrever”, contou a professora Milena, que acredita que o aprendizado sobre os primórdios da escrita foi a contribuição mais importante do projeto para a formação das crianças. “Com a pintura rupestre, eles aprenderam como os homens registravam os acontecimentos por meio de desenhos, e agora, através da escrita”, contou.

Em contato com a arte, as crianças aprendem também sobre a história da humanidade e sobre a construção da cultura através do lúdico. Assim, a DEdIC ajuda e participa do aprendizado e do desenvolvimento dos pequenos, estimulando a expressão artística, a criatividade e a imaginação.

Ir para o topo